ACUPUNTURA
O termo acupuntura provem do latim e significa picar com agulha. Os padres Jesuítas foram em uma missão à China e descobriram a prática do tratamento da dor de diversas doenças e levaram a prática para a Europa. Na China os ensinamentos da acupuntura eram passados de pais para filhos. Foi o imperador Amarelo (2797 ac) quem condensou os ensinamentos em um livro clássico que tratava não só da acupuntura como também da massagem que era um método de nutrir a força vital e atingir a longevidade, também continha ensinamentos de fitoterapia, dietas e outros métodos que faziam uma prevenção de doenças.
No Ocidente a prática da acupuntura foi introduzida pelos franceses,
isto aconteceu em 1943, quando traduziram os textos da medicina
chinesa e para facilitar criaram correspondência numérica para os
pontos.
No Brasil a acupuntura chegou através dos imigrantes orientais e
estudos de brasileiros na sociedade francesa de acupuntura. A aceitação do tratamento no Brasil foi muito boa e a cada dia encontra-se mais adeptos ao tratamento tanto da prevenção de doença, como a cura de sintomas que pareciam incuráveis, melhorando a qualidade de vida de pessoas com dor, stress, entre outros.
A doença conforme a Medicina Tradicional Chinesa é fruto de um
desequilíbrio energético. Estando o homem bem equilibrado em sua
energia espiritual e emocional a doença não instala no físico, e o
objetivo do medico é equilibrar o paciente para não deixar a doença
instalar.
Os pontos de acupuntura localizam na superfície da pele onde passam
canais de energia circulante (meridianos) que correspondem aos órgãos internos que serão tratados conforme se apresentam, podendo sedar quando estão em excesso ou tonificar quando estão em insuficiência. Para avaliar o estado do paciente em seu aspecto orgânico (psíquico) deve se fazer uma entrevista (anamnese) podendo se levar em conta o pulso radial, a língua, a orelha, os olhos, as mãos os pés, o couro cabeludo e escolher os melhores pontos para o tratamento que levará em conta a estação climática do momento, dentro do pentagrama onde se integram os 5 elementos que
são: madeira, fogo, terra, metal, água e estão representados os
órgãos correspondentes a cada elemento.
O tratamento da acupuntura, geralmente é feito com agulhas muito finas que são introduzidas nos pontos apropriados para o tratamento, mas pode também ser feito através do moxa, aplicando calor no ponto com um bastonete e Artemísia. Atualmente usa-se também a aplicação de eletro-estimuladores a laser que são usados principalmente em crianças ou pessoas que não aceitam agulhas.
A acupuntura é muitas vezes indicada no tratamento da dor, onde pode ocorrer diminuição já na primeira sessão e tratamento semanal promove o equilíbrio e mantém o paciente sem o sintoma por mais tempo. O tratamento da acupuntura não é indicado nos casos de infecções, quando o órgão está atingido, ou quando existe necessidade de cirurgia, mas pode funcionar como coadjuvante nos tratamentos mais agressivos, equilibrando a pessoa e ajudando a melhorar mais rápido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário